As partituras neste blog podem ser reproduzidas e utilizadas para a execução musical livremente desde que sem fins lucrativos. Recomendo apenas que se divulgue de onde foram retiradas para que mais pessoas possam ter acesso a todo o material disponível.

Curta nossa página no facebook :

http://www.facebook.com/inspiradonogregoriano

Siga-nos no twitter:
http://twitter.com/insp_gregoriano
Siga-nos no Instagram:
@inspiradonogregoriano

Se inscreva no canal do youtube

quarta-feira, 10 de maio de 2023

antífonas do missal em melodia-tipo - Próprio dos santos, missas votivas e rituais - POST EM PROCESSO DE REALIZAÇÃO

   Olá a todos que se inspiram no canto gregoriano! Depois de várias experiências em minha paróquia cantando adaptações de canto gregoriano e composições neogregorianas percebi que a maneira mais acessível para que a assembleia cantasse junto foi usar uma melodia-tipo simples do repertório antigo de antífonas em um ritmo métrico bastante flexível adaptado a textos de várias antífonas. 

 -O que são melodias-tipo? 

No repertório gregoriano as melodias-tipo são melodias que tem variações e que são usadas nessas variações flexíveis em uma série de textos diferentes, porém de mesmo gênero musical. Assim, por exemplo, há o tractus (tractus é um salmo no gradual romano usado nos tempos penitenciais antes do Evangelho no lugar do aleluia, para cada dia penitencial há um texto específico) que tem apenas duas melodias-tipo aplicadas a 47 textos diferentes. 

 No ofício divino/liturgia das horas há milhares de antífonas com textos diferentes, mas nas quais são utilizadas em torno de 18 melodias-tipo (para quem entende alemão bem ou consegue se virar com o google tradutor a partir de algum conhecimento de canto gregoriano há no site http://omnigreg.at/ um trabalho excelente de estudo das melodias-tipo e das fórmulas melódicas gregorianas que está em andamento). 

A melhor maneira de entenderem o conceito de melodia-tipo será vê-lo na prática com o idioma vernáculo e assim compreenderem a flexibilidade que a melodia-tipo possui para fazer um cântico a partir de um texto. 

- A melodia-tipo que escolhi para fazer adaptação nos textos das antífonas de entrada do missal romano: 

Para as antífonas de entrada escolhi uma das mais antigas melodias-tipo do repertório, uma que não pode ser facilmente encaixada no esquema dos oito modos gregorianos: ela tem aspectos do 8º, 7º, 5º, 4º e 2º; aspectos fundidos numa única melodia que os medievais chegaram a classificar e associar a tons salmódicos tanto do primeiro, quanto do quarto, quanto do sétimo modo (http://omnigreg.at/wiki/doku.php?id=cento_an:prq_syn). 

A razão da escolha foi porque, como mostram os pesquisadores responsáveis pelo site omnigreg, os textos da liturgia das horas nos quais essa melodia-tipo é usada têm um forte caráter proclamatório. Isso fica visível no acúmulo deste tipo em determinados momentos do ano eclesiástico: dentre as antífonas deste tipo, 24 são do Advento, 20 da Quaresma e 20 da Páscoa. Dentro destes grupos há novamente pontos focais: no Advento há 7 antífonas da primeira semana, elas representam a abertura do Advento, mas 13 antífonas da quarta semana abrem diretamente a festa do Natal. Também na Quaresma, a primeira semana (5 antífonas) e a quinta semana (9 antífonas), imediatamente antes da Semana Santa, são focos de abertura e preparação

No repertório gregoriano para a missa, que está no gradual romano, as antífonas de entrada são inteiramente compostas sem melodias-tipo: cada texto tem sua própria melodia (nas quais muitas vezes se usa trechos que são comuns em melodias do mesmo modo gregoriano). E, de todo o repertório, é a parte da missa em que a distribuição dos cantos acontece por todos os modos de maneira mais variada, acentuando o caráter de cada dia litúrgico com ethos/emoções/afetos espirituais/sentidos específicos. Buscando algo simples para participação do povo a melhor opção de melodia-tipo teria que ser uma que apresentasse características modais de todos os modos, para assim afetivamente se adequar genericamente ao conteúdo espiritual de todo o ano litúrgico. 

A melodia escolhida tem essa característica e ao mesmo tempo a associação (mencionada antes) com a ideia de abertura e de proclamação do mistério: isso a torna bastante propícia para o momento de abertura da missa, quando a antífona sintetiza e apresenta/proclama o mistério especialmente recordado naquela liturgia. 

- Antífonas para o Próprio dos santos, para missas votivas e rituais: 

Nessa postagem compartilho as partituras das antífonas para o Próprio dos santos, para missas votivas e rituais, do missal romano*, musicadas com a melodia-tipo gregoriana que escolhi. (*segunda edição do missal brasileiro, talvez os textos mudem um pouco na nova tradução que ainda vão começar a vender e começar a usar até o fim de 2023, mas como são os mesmos trechos das escrituras e aprovado para uso litúrgico não há problemas em usar nas músicas o texto do missal da segunda edição). 

No caso das memórias aqui sugeri algo nas obrigatórias que não tem antífona exclusiva, mas segundo as normas do missal mesmo com a antífona rezada é possível qualquer antífona da lista dos comuns que sirvam para aquele santo: 

na memória de Santo Antônio, por exemplo, há 15 opções se ignorarmos as 5 opções facultativas em festas de santos não mártires (em Portugal por exemplo, e em qualquer Igreja que tenha Santo Antônio como padroeiro essas cinco também poderiam ser usadas porque seria festa e não apenas memória, com isso seriam 20 opções). [ Das 15 opções: 3 opções são do comum dos pastores da igreja não bispos e não papas (Santo Antônio é presbítero), 4 opções são do comum dos santos doutores (ele é doutor da Igreja), 6 opções são do comum para quaisquer santos, 2 opções são do comum para santos religiosos (ele é frei franciscano da ordem religiosa fundada por São Francisco e professou votos solenes de castidade, pobreza e obediência).] Se houver um santo que seja papa, mártir, doutor da Igreja, religioso e tenha se dedicado a obras de misericórdia, a lista de possíveis antífonas seria gigantesca. Em sites do Brasil com antífonas já vi uma antífona na memória de Santo Antônio retirada do comum dos pastores e já vi em outros sites uma retirada do comum dos religiosos, no missal de Portugal e em sites portugueses a opção recomendada a princípio é do comum dos doutores ainda que não se excluam as outras possibilidades. 

Entrada:

Janeiro: 

01/01 SANTA MARIA, MÃE DE DEUS solenidade ***

02/01 São Basílio Magno e São Gregório Nazianzeno, bispos e doutores da Igreja - memória obrigatória *
03/01 Santíssimo Nome de Jesus - memória facultativa
07/01 São Raimundo de Peñafort. presbítero - memória facultativa
13/01 Santo Hilário, bispo e doutor da Igreja - memória facultativa
17/01 Santo Antão, abade - memória obrigatória *
20/01 São Fabião, papa e mártir - memória facultativa
20/01 São Sebastião, mártir - memória facultativa
21/01 Santa Inês, virgem e mártir - memória obrigatória *
22/01 São Vicente, diácono e mártir - memória facultativa
24/01 São Francisco de Sales, presbítero e doutor da Igreja  - memória obrigatória *

25/01 CONVERSÃO DE SÃO PAULO, APÓSTOLO - festa  **

26/01 São Timóteo e São Tito, bispos - memória obrigatória *
27/01 Santa Angela Merici, virgem - memória facultativa
28/01 Santo Tomás de Aquino, presbítero e doutor da Igreja - memória obrigatória *
31/01 São João Bosco, presbítero - memória obrigatória *

Fevereiro:

02/02. APRESENTAÇÃO DO SENHOR festa **

03/02 São Brás, bispo e mártir - memória facultativa
03/02 São Ansgário, bispo - memória facultativa
05/02 Santa Águeda (ou Ágata), virgem e mártir – memória obrigatória *
06/02 Santos Paulo Miki e companheiros, mártires – memória obrigatória *
08/02 São Jerónimo Emiliano, presbítero - memória facultativa
08/02 Santa Josefina Bakhita, virgem - memória facultativa
10/02 Santa Escolástica, virgem – memória obrigatória *
11/02 Nossa Senhora de Lourdes. - memória facultativa
14/02 Santos Cirilo, monge, e Metódio, bispo – memória obrigatória *
17/02 Santos Sete Fundadores da Ordem dos Servitas - memória facultativa
21/02 São Pedro Damião, bispo e doutor da Igreja - memória facultativa

22/02 CÁTEDRA DE SÃO PEDRO - festa  **

23/02 São Policarpo, bispo e mártir – memória obrigatória *
27/02 São Gregório de Narek, abade e doutor da Igreja - memória facultativa

Março:
04/03 São Casimiro - memória facultativa
07/03 Santas Perpétua e Felicidade, mártires – memória obrigatória *
08/03 São João de Deus, religiosos - memória facultativa
09/03 Santa Francisca Romana, religiosa - memória facultativa
17/03 São Patrício, bispo - memória facultativa
18/03 São Cirilo de Jerusalém, bispo e doutor da Igreja - memória facultativa

23/03 São Toríbio de Mongrovejo, bispo - memória facultativa


Abril: 
02/04 São Francisco de Paula, eremita - memória facultativa
04/04 Santo Isidoro, bispo e doutor da Igreja - memória facultativa
05/04 São Vicente Ferrer, presbítero - memória facultativa
07/04 São João Batista de La Salle, presbítero – memória obrigatória *
11/04 Santo Estanislau, bispo e mártir – memória obrigatória *
13/04 São Martín I, papa e mártir - memória facultativa
21/04 Santo Anselmo, bispo e doutor da Igreja - memória facultativa
23/04 São Jorge, mártir - memória facultativa
23/04 Santo Adalberto de Praga, bispo e mártir - memória facultativa
24/04 São Fidel de Sigmaringa, presbítero e mártir - memória facultativa


28/04 São Pedro Chanel, presbítero e mártir memória facultativa - ver Comum dos mártires
28/04 São Luís Maria Grignion de Montfort, presbítero memória facultativa - ver Comum dos pastores da Igreja: para um pastor.
30/04 São Pio V, papa memória facultativa - ver Comum dos pastores da Igreja: para um papa.

Maio:


10/05 São João de Ávila, presbítero e doutor da Igreja - memória facultativa - ver Comum dos pastores: para um pastor; ou Comum dos doutores da Igreja.
12/05 Santos Nereu e Aquileu, mártires - memória facultativa - ver Comum dos mártires: para vários mártires
12/05 São Pancrácio, mártir - memória facultativa - ver Comum dos mártires: para um mártir


18/05 São João I, papa e mártir - memória facultativa - ver Comum dos Mártires; ou Comum dos Pastores da Igreja: para um papa
20/05 São Bernardino de Siena, presbítero - memória facultativa - ver Comum dos pastores da Igreja: para os missionários; ou Comum dos santos: para os religiosos.
21/05 Santos Cristóvão de Magalhães e companheiros, mártires - memória facultativa - ver Comum dos mártires: para vários mártires 
22/05 Santa Rita de Cássia - memória facultativa - Comum dos Santos: para as religiosas.
25/05 São Beda Venerável, presbítero e doutor da Igreja - memória facultativa - ver Comum dos doutores da Igreja ou Comum dos santos: para um monge.
25/05 São Gregório VII, papa - memória facultativa - ver Comum dos pastores da Igreja: para um papa.
25/05 Santa Maria Madalena de Pazzi, virgem - memória facultativa - ver Comum das virgens: para uma virgem; ou Comum das santas: para as religiosas.
27/05 Santo Agostinho de Cantuária, bispo - memória facultativa ver Comum dos pastores da Igreja: para os missionários; ou para um bispo.
29/05 São Paulo VI, papa - memória facultativa ver Comum dos pastores da Igreja: para um papa.


Junho:
02/06 Santos Marcelino e Pedro, mártires  - memória facultativa ver Comum dos mártires: para vários mártires
06/06 São Norberto, bispo - memória facultativa ver Comum dos pastores da Igreja: para um bispo; ou Comum dos santos: para os religiosos.
09/06 São Efrém, diácono e doutor da Igreja - memória facultativa ver Comum dos doutores da Igreja.
19/06 São Romualdo, abade memória facultativa ver Comum dos santos: para um abade.
22/06 São Paulino de Nola, bispo - memória facultativa ver Comum dos pastores da Igreja: para um bispo.
22/06 Santos João Fisher, bispo e mártir, e Tomás Moro, mártir - memória facultativa ver Comum dos mártires: para vários mártires.


27/06 São Cirilo de Alexandria, bispo e doutor da Igreja - memória facultativa ver Comum dos pastores da Igreja: para um bispo; ou Comum dos doutores da Igreja.

29/06 SANTOS PEDRO E PAULO, APÓSTOLOS – solenidade *** (no Brasil transfere-se para o domingo mais próximo) *** 

30/06 Santos Primeiros Mártires da Igreja de Roma - memória facultativa ver Comum dos mártires: para vários mártires.

Julho


04/07 Santa Isabel de Portugal - memória facultativa ver Comum dos Santos e das Santas: para os que se dedicaram às obras de misericórdia
05/07  Santo Antônio Maria Zaccaria, presbítero - memória facultativa ver Comum dos pastores da Igreja: para um pastor; ou Comum dos santos: para os educadores;  ou Comum dos santos: para os religiosos.
06/07  Santa Maria Goretti, virgem e mártir - memória facultativa ver Comum dos mártires: para uma virgem mártir; ou Comum das virgens: para uma virgem.
09/07  Santos Agostinho Zhao Rong e companheiros, mártires - memória facultativa ver Comum dos mártires: para vários mártires.
09/07 Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus, virgem - memória facultativa ver Comum das virgens: para uma virgem. 
13/07  Santo Henrique - memória facultativa
14/07  São Camilo de Lellis, presbítero - memória facultativa
16/07  Nossa Senhora do Carmo. - memória facultativa - ver Comum de Nossa Senhora
20/07 Santo Apolinário, bispo e mártir - memória facultativa ver Comum dos mártires: para um mártir; ou Comum dos pastores da Igreja: para um bispo.
21/07  São Lourenço de Brindisi, presbítero e doutor da Igreja - memória facultativa ver Comum dos pastores da Igrejas: para um pastor; ou Comum dos doutores da Igreja; ou Comum dos santos: para os religiosos.


23/07  Santa Brígida, religiosa - memória facultativa ver Comum dos santos: para os religiosos. ou Comum dos santos: para as santas.
24/07  São Charbel Makhlouf, eremita - memória facultativa - Comum dos santos: para um monge; ou Comum pastores da Igreja: para um pastor.


30/07  São Pedro Crisólogo, bispo e doutor da Igreja - memória facultativa ver Comum dos pastores da Igreja: para um bispo; ou Comum dos doutores da Igreja.

Agosto

02/08  Santo Eusébio de Vercelli, bispo - memória facultativa ver Comum dos pastores da Igreja: para um bispo.
02/08  São Pedro Julião Eymard, presbítero - memória facultativa ver Comum dos santos: para os religiosos; ou Comum dos pastores da Igreja: para um pastor.
05/08  Dedicação da Basílica de Santa Maria Maior - memória facultativa ver Comum de Nossa Senhora


07/08  Santos Sisto II, papa, e companheiros - memória facultativa ver Comum dos mártires: para vários mártires.
07/08  São Caetano, presbítero - memória facultativa ver Comum dos pastores da Igreja: para um pastor; ou Comum dos santos: para os religiosos.
09/08  Santa Teresa Benedita da Cruz, virgem e mártir - memória facultativa ver Comum dos mártires: para uma virgem mártir; ou Comum das virgens: para uma virgem; ou Comum dos santos e das santas: para os religiosos.


11/08 Santa Clara, virgem – memória obrigatória * ou ver Comum das Virgens ou Comum dos Santos e santas: para religiosos. 
12/08 Santa Joana Francisca de Chantal, religiosa - memória facultativa ver Comum dos santos e das santas: para os religiosos.
13/08 Santos Ponciano, papa, e Hipólito, presbítero, mártires - memória facultativa ver Comum dos mártires: para vários mártires.

15/08 ASSUNÇÃO DA BEM-AVENTURADA VIRGEM MARIA – solenidade *** (no Brasil transfere-se para o domingo mais próximo)


16/08 Santo Estêvão da Hungria - memória facultativa ver Comum dos santos: para um santo.
19/08 São João Eudes, presbítero - memória facultativa ver Comum dos pastores da Igreja: para um pastor;
ou Comum dos santos: para os religiosos.
20/08 São Bernardo, abade e doutor da Igreja – memória obrigatória * ver  comum - dos doutores da Igreja 1 - opção 1  ou comum - dos doutores da Igreja 1 - opção 2 

23/08 Santa Rosa de Lima, virgem - memória facultativa em Roma (ver Comum das virgens) - Na América Latina FESTA** padroeira 


25/08 São Luis - memória facultativa ver Comum dos santos: para um santo.
25/08 São José de Calasanz, presbítero - memória facultativa ver Comum dos santos: para os educadores;
ou Comum dos pastores da Igreja: para um pastor.
27/08 Santa Mônica – memória - memória facultativa ver Comum das santas: para as santas mulheres.
29/08 Martírio de São João Batista – memória obrigatória *

Setembro

03/09 São Gregorio Magno, papa e doutor da Igreja – memória obrigatória *

08/09 NATIVIDADE DA BEM-AVENTURADA VIRGEM MARIA – festa **

09/09 São Pedro Claver, presbítero - memória facultativa
12/09 Santíssimo Nome de Maria - memória facultativa

14/09 EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ – festa **

15/09 Nossa Senhora das Dores – memória obrigatória *
16/09 Santos Cornélio, papa, e Cipriano, bispo, mártires – memória obrigatória *
17/09 São Roberto Belarmino, bispo e doutor da Igreja - memória facultativa
17/09 Santa Hildegarda de Bingen, virgem e doutora da Igreja - memória facultativa
19/09 São Januário, bispo e mártir - memória facultativa
20/09 Santos André Kim Taegon, presbítero, Paulo Chong Hasang e companheiros, mártires – memória obrigatória *

21/09 SÃO MATEUS, APÓSTOLO E EVANGELISTA – festa **

23/09 São Pio de Pietrelcina, presbítero – memória obrigatória *
26/09 Santos Cosme e Damião, mártires - memória facultativa
27/09 São Vicente de Paulo, presbítero – memória obrigatória *
28/09 São Venceslau, mártir - memória facultativa
28/09 Santos Lourenço Ruiz e companheiros, mártires - memória facultativa

29/09 SANTOS MIGUEL, GABRIEL E RAFAEL, ARCANJOS – festa **

30/09 São Jerônimo, presbítero e doutor da Igreja – memória obrigatória *

Outubro

01/10 Santa Teresa do Menino Jesus, virgem e doutor da Igreja – memória obrigatória *
02/10 Santos Anjos da guarda – memória obrigatória *
04/10 São Francisco de Assis – memória obrigatória *
05/10 Santa Faustina Kowalska, virgem - memória facultativa
06/10 São Bruno, presbítero - memória facultativa
07/10 Nossa Senhora do Rosário – memória obrigatória *
09/10 Santos Dinis e companheiros, mártires - memória facultativa
09/10 São João Leonardo, presbítero - memória facultativa
11/10 São João XXIII, papa – memória obrigatória *
14/10 São Calisto I, papa e mártir - memória facultativa
15/10 Santa Teresa de Jesus, virgem e doutor da Igreja – memória obrigatória *
16/10 Santa Edviges, religiosa - memória facultativa
16/10 Santa Margarida Maria Alacoque, virgem - memória facultativa
17/10 Santo Inácio de Antioquia, bispo e mártir – memória obrigatória *

18/10 SÃO LUCAS, EVANGELISTA  – festa **

19/10 Santos Jean de Brébeuf, Isaac Jogues, presbíteros e mártires, e companheiros - memória facultativa
19/10 São Paulo da Cruz, presbítero - memória facultativa
22/10 São João Paulo II, papa - memória facultativa
23/10 São João de Capistrano, presbítero - memória facultativa
24/10 Santo Antônio Maria Claret, bispo - memória facultativa


Novembro


02/11 COMEMORAÇÃO DE TODOS OS DEFUNTOS - comemoração equiparável a solenidade *** 

03/11 São Martinho de Porres, religioso - memória facultativa
04/11 São Carlos Borromeu, bispo – memória obrigatória *

09/11 DEDICAÇÃO DA BASÍLICA DE LATRÃO – festa **

10/11 São Leão Magno, papa e doutor da Igreja – memória obrigatória *
11/11 São Martinho de Tours, bispo – memória obrigatória *
12/11 São Josafá Kuncewicz, bispo e mártir - memória facultativa
15/11 Santo Alberto Magno, bispo e doutor da Igreja - memória facultativa
16/11 Santa Margarida da Escócia - memória facultativa
16/11 Santa Gertrudes, virgem - memória facultativa
17/11 Santa Isabel da Hungría, religiosa – memória obrigatória *
18/11 Dedicação das Basílicas dos Santos Pedro e Paulo, apóstolos - memória facultativa
21/11 Apresentação de Nossa Senhora – memória obrigatória *
22/11 Santa Cecília, virgem e mártir – memória obrigatória *
23/11 São Clemente I, papa  - memória facultativa
23/11 São Columbano, abade  - memória facultativa
24/11 Santos André Dũng-Lạc e companheiros, mártires – memória obrigatória *
25/11 Santa Catarina de Alexandria, virgem e mártir  - memória facultativa


Dezembro

03/12 São Francisco Xavier, presbítero – memória obrigatória *
04/12 São João Damasceno, presbítero e doutor da Igreja  - memória facultativa
06/12 São Nicolau, bispo  - memória facultativa
07/12 Santo Ambrósio, bispo e doutor da Igreja – memória obrigatória *

08/12 IMACULADA CONCEIÇÃO DA BEM-AVENTURADA VIRGEM MARIA – solenidade ***

09/12 São Juan Diego  - memória facultativa
10/12 Nossa Senhora de Loreto  - memória facultativa
11/12 São Dâmaso I, papa  - memória facultativa
12/12 Nossa Senhora de Guadalupe  - memória facultativa
13/12 Santa Luzia, virgem e mártir - memória facultativa
14/12 São João da Cruz - memória facultativa
21/12 São Pedro Canísio, presbítero e doutor da Igreja - memória facultativa
23/12 São João Câncio, presbítero - memória facultativa

25/12 NATAL DO SENHOR – solenidade *** (VER esta postagem)

26/12 SANTO ESTEVÃO, o primeiro mártir – festa **

27/12 SÃO JOÃO, APÓSTOLO E EVANGELISTA  – festa opção 1 **

28/12 SANTOS INOCENTES, MÁRTIRES – festa **

29/12 São Tomás Becket, bispo e mártir - memória facultativa

Domingo na oitava do Natal ou, se não houver domingo: 30 de dezembro. Sagrada Familia de Jesus, Maria e José – festa ** (VER esta postagem)

31/12 São Silvestre I, papa - memória facultativa


Comum da Dedicação de uma Igreja

Comum de Nossa Senhora
    comum - de Nossa Senhora - 2
    comum - de Nossa Senhora - 3
    comum - de Nossa Senhora - 4 - Tempo do Advento
    comum - de Nossa Senhora - 5 - Tempo do Natal


Comum dos Mártires
    
Comum dos Pastores da Igreja
    
       
Comum dos Doutores da Igreja

Comum das Virgens

Comum dos Santos e das Santas


Nenhum comentário:

Postar um comentário