As partituras neste blog podem ser reproduzidas e utilizadas para a execução musical livremente desde que sem fins lucrativos. Recomendo apenas que se divulgue de onde foram retiradas para que mais pessoas possam ter acesso a todo o material disponível.

Curta nossa página no facebook :

http://www.facebook.com/inspiradonogregoriano

Siga-nos no twitter:
http://twitter.com/insp_gregoriano
Siga-nos no Instagram:
@inspiradonogregoriano

Se inscreva no canal do youtube

quarta-feira, 10 de maio de 2023

antífonas do missal em melodia-tipo - TEMPO COMUM

   Olá a todos que se inspiram no canto gregoriano! Depois de várias experiências em minha paróquia cantando adaptações de canto gregoriano e composições neogregorianas percebi que a maneira mais acessível para que a assembleia cantasse junto foi usar uma melodia-tipo simples do repertório antigo de antífonas em um ritmo métrico bastante flexível adaptado a textos de várias antífonas. 

 -O que são melodias-tipo? 

No repertório gregoriano as melodias-tipo são melodias que tem variações e que são usadas nessas variações flexíveis em uma série de textos diferentes, porém de mesmo gênero musical. Assim, por exemplo, há o tractus (tractus é um salmo no gradual romano usado nos tempos penitenciais antes do Evangelho no lugar do aleluia, para cada dia penitencial há um texto específico) que tem apenas duas melodias-tipo aplicadas a 47 textos diferentes. 

 No ofício divino/liturgia das horas há milhares de antífonas com textos diferentes, mas nas quais são utilizadas em torno de 18 melodias-tipo (para quem entende alemão bem ou consegue se virar com o google tradutor a partir de algum conhecimento de canto gregoriano há no site http://omnigreg.at/ um trabalho excelente de estudo das melodias-tipo e das fórmulas melódicas gregorianas que está em andamento). 

A melhor maneira de entenderem o conceito de melodia-tipo será vê-lo na prática com o idioma vernáculo e assim compreenderem a flexibilidade que a melodia-tipo possui para fazer um cântico a partir de um texto. 

- A melodia-tipo que escolhi para fazer adaptação nos textos das antífonas de entrada do missal romano: 

Para as antífonas de entrada escolhi uma das mais antigas melodias-tipo do repertório, uma que não pode ser facilmente encaixada no esquema dos oito modos gregorianos: ela tem aspectos do 8º, 7º, 5º, 4º e 2º; aspectos fundidos numa única melodia que os medievais chegaram a classificar e associar a tons salmódicos tanto do primeiro, quanto do quarto, quanto do sétimo modo (http://omnigreg.at/wiki/doku.php?id=cento_an:prq_syn). 

A razão da escolha foi porque, como mostram os pesquisadores responsáveis pelo site omnigreg, os textos da liturgia das horas nos quais essa melodia-tipo é usada têm um forte caráter proclamatório. Isso fica visível no acúmulo deste tipo em determinados momentos do ano eclesiástico: dentre as antífonas deste tipo, 24 são do Advento, 20 da Quaresma e 20 da Páscoa. Dentro destes grupos há novamente pontos focais: no Advento há 7 antífonas da primeira semana, elas representam a abertura do Advento, mas 13 antífonas da quarta semana abrem diretamente a festa do Natal. Também na Quaresma, a primeira semana (5 antífonas) e a quinta semana (9 antífonas), imediatamente antes da Semana Santa, são focos de abertura e preparação

No repertório gregoriano para a missa, que está no gradual romano, as antífonas de entrada são inteiramente compostas sem melodias-tipo: cada texto tem sua própria melodia (nas quais muitas vezes se usa trechos que são comuns em melodias do mesmo modo gregoriano). E, de todo o repertório, é a parte da missa em que a distribuição dos cantos acontece por todos os modos de maneira mais variada, acentuando o caráter de cada dia litúrgico com ethos/emoções/afetos espirituais/sentidos específicos. Buscando algo simples para participação do povo a melhor opção de melodia-tipo teria que ser uma que apresentasse características modais de todos os modos, para assim afetivamente se adequar genericamente ao conteúdo espiritual de todo o ano litúrgico. 

A melodia escolhida tem essa característica e ao mesmo tempo a associação (mencionada antes) com a ideia de abertura e de proclamação do mistério: isso a torna bastante propícia para o momento de abertura da missa, quando a antífona sintetiza e apresenta/proclama o mistério especialmente recordado naquela liturgia. 

- Antífonas do Tempo Comum: 

Nessa postagem compartilho as partituras das antífonas do Tempo Comum do missal romano* musicadas com a melodia-tipo gregoriana que escolhi. (*segunda edição do missal brasileiro, talvez os textos mudem um pouco na nova tradução que ainda vão começar a vender e começar a usar até o fim de 2023, mas como são os mesmos trechos das escrituras e aprovado para uso litúrgico não há problemas em usar nas músicas o texto do missal da segunda edição). Para as solenidades móveis do tempo comum ver esta outra postagem.

Entrada:

Festa do Batismo de Nosso Senhor
















áudio - vídeo



Domingo após Pentecostes:

Quinta-feira depois da Santíssima Trindade:

Sexta-feira a seguir ao segundo Domingo depois de Pentecostes, oitava de Corpus Christi:

Sábado após Sagrado Coração de Jesus

29/06 SANTOS PEDRO E PAULO, APÓSTOLOS – solenidade *** (no Brasil transfere-se para o domingo mais próximo) ***

15/08 ASSUNÇÃO DA BEM-AVENTURADA VIRGEM MARIA – solenidade *** (no Brasil transfere-se para o domingo mais próximo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário