As partituras neste blog podem ser reproduzidas e utilizadas para a execução musical livremente desde que sem fins lucrativos. Recomendo apenas que se divulgue de onde foram retiradas para que mais pessoas possam ter acesso a todo o material disponível.

Curta nossa página no facebook :

http://www.facebook.com/inspiradonogregoriano

Siga-nos no twitter:
http://twitter.com/insp_gregoriano
Siga-nos no Instagram:
@inspiradonogregoriano

Se inscreva no canal do youtube

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Missa de Quarta-feira de cinzas - adaptada do Graduale Simplex - Entrada, Ofertório, Comunhão e Imposição das Cinzas

Continuando o trabalho de adaptação do Simplex (mais informações ver esta postagem inicial de advento), tornamos disponíveis agora as partituras da Missa de Quarta-feira de Cinzas adaptada do Graduale Simplex.

Para a Quaresma (ao contrário dos outros tempos litúrgicos), o Simplex disponibiliza uma missa para cada um dos cinco domingos em virtude da importância catecumenal do tempo quaresmal.

Nas rubricas do Simplex não há indicações de que se possa usar as antífonas de um domingo quaresmal em outro mas na quarta-feira de cinzas há uma rubrica explícita de que se pode usar os cantos da quarta-feira de cinzas em todas as missas feriais da quaresma. 

Considerando esta rubrica dos dias feriais e considerando as rubricas do Graduale Romanum que é hierarquicamente superior ao Simplex e que permitem por razões pastorais (coro não especializado, habituação da assembléia, etc.) que se use um canto de um dia quaresmal em outro, então talvez (evitando rubricismos e sem perigo de causar dano à liturgia bem celebrada) me parece que é possível utilizar estas antífonas da quarta-feira de cinzas em missas dominicais quando o coro não tem como realizar cada domingo um repertório diferente. Se razões pastorais permitem maior variedade de repertório na quaresma é recomendável fazer as antífonas específicas no mínimo no 2º domingo, "da transfiguração" e no 4º, "Laetare"; as antífonas destes domingos principalmente as do 2º não são recomendadas para se cantar em outros domingos da quaresma.

Um último ponto:

No Simplex para a aclamação ao Evangelho há três opções na quaresma: ou um salmo responsorial, ou um Tractus (salmo corrido sem refrão intercalado) ou uma antífona de aclamação ao evangelho. Neste trabalho que faço por enquanto só estou adaptando as antífonas e para algumas datas especiais (semana santa por exemplo) alguns hinos que as substituem; vou adaptar as antífonas de aclamação da quaresma também. Na quarta de cinzas a antífona de aclamação é uma das opções como em qualquer outra missa da quaresma mas o simplex não disponibiliza uma própria dando a entender que é possível escolher uma retirada das outras missas.

Eis as antífonas de Quarta-feira de Cinzas:

Entrada 1ª opção:

Entrada 2ª opção:

Imposição das Cinzas:
Ofertório:
Comunhão:



10 comentários:

  1. O senhor pretende postar áudio referente às outras partituras também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim que possível. Não tenho muito tempo, então estou priorizando a postagem das partituras até terminar toda a adaptação do graduale simplex que calculo termine entre o fim deste ano e o fim do ano que vem dependendo de circunstâncias que nada tem a ver com o trabalho do blog. Mas vou tentar publicar vídeos com áudio na medida do possível de tudo que há de partitura no blog.

      Excluir
  2. Pode-se utilizar o Salmo responsorial do Graduale Simplex ao invés do Salmo do Lecionário? Ex.: Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, o salmo do Ano A é o 147, do B o 115 e o do C é o 109. Porém o salmo responsorial do Graduale Simplex é o 144.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Instrução geral do missal:
      Salmo responsorial

      61. À primeira leitura segue-se o salmo responsorial, que é parte integrante da liturgia da palavra, oferecendo uma grande importância litúrgica e pastoral, por favorecer a meditação da palavra de Deus.

      O Salmo responsorial deve responder a cada leitura e normalmente será tomado do lecionário.

      De preferência, o salmo responsorial será cantado, ao menos no que se refere ao refrão do povo. Assim, o salmista ou cantor do salmo, do ambão ou outro lugar adequado profere os versículos do salmo, enquanto toda a assembléia escuta sentada, geralmente participando pelo refrão, a não ser que o salmo seja proferido de modo contínuo, isto é, sem refrão. Mas, para que o povo possa mais facilmente recitar o refrão salmódico, foram escolhidos alguns textos de refrões e de salmos para os diversos tempos do ano e as várias categorias de Santos, que poderão ser empregados em lugar do texto correspondente à leitura, sempre que o salmo é cantado. Se o salmo não puder ser cantado, seja recitado do modo mais apto para favorecer a meditação da palavra de Deus.

      Em lugar do salmo proposto no lecionário pode-se cantar também um responsório gradual do Gradual romano ou um salmo responsorial ou aleluiático do Gradual Simples, como se encontram nesses livros.

      Excluir
  3. Olá Lincoln Salve Maria! Estou organizando um Coral Sacro. Você poderia disponibilizar os áudios para dessa Missa para que eu possa preparar o grupo?! Grato!

    ResponderExcluir
  4. Eu posso adaptar as melodias? Eu tenho dificuldade para cantar o que a melodia diz, e como não acho áudio dos cantos, me parece oportuno seguir as melodias do gradual com pequenas alterações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vejo problemas contanto que o texto seja bem pronunciado e respeitado em seus acentos.

      Excluir
  5. Eu posso adaptar as melodias? Eu tenho dificuldade para cantar o que a melodia diz, e como não acho áudio dos cantos, me parece oportuno seguir as melodias do gradual com pequenas alterações.

    ResponderExcluir
  6. Eu poderia fazer pequenas alterações melódicas? Como não conheço os cantos, estou vendo a partitura e tocando as notas, mas ainda é de difícil assimilação, e meio que eu faço alterações naturais.

    ResponderExcluir